15 profissões que estão perdendo espaço para a tecnologia

Compartilhe nas suas redes sociais!

As tecnologias atuais ainda estão longe das descritas pelas obras de ficção cientifica, porém aos poucos elas vão se aproximando. Robôs que vendem, ensinam, interpretam, pilotam, entre muitas outras funções já são realidade.

Sabe-se que a máquina humana é a mais perfeita da face da terra, é preciso ter ciência de que por mais que a tecnologia evolua, ela dificilmente irá substituir um profissional 100%.

O avanço tecnológico extingue algumas funções, mas também abre portas para o surgimento de novas e é aí que está sua oportunidade, então não veja as tecnologias surgentes como concorrentes e sim com oportunidades.

Se você não quer perder espaço para as máquinas, manter-se informado é o primeiro passo para a vitória, por isso o Carreira10 apresenta a seguir: as 15 profissões que estão perdendo espaço para a tecnologia.

1 – Ator

Robôs podem substituir atores parcialmente falando. Sua utilização é útil em cenas de efeitos especiais e em certas cenas com dublês.

2- Barman

Protótipos para a substituição de barmans já estão em testes, e entrarão em ação em um futuro não muito distante. A questão é: um barman robô seria tão bem aceito quanto um humano, mesmo que este seja muito mais prático e veloz?

3- Caixa

A máquina que processa suas compras automaticamente já é realidade em vários países da américa, da Europa e da Ásia. O caixa automatizado pode ser empregado em praticamente todos os tipos de estabelecimentos comercias, como supermercados, bancos, farmácias, etc.

O funcionamento dessas máquinas é bastante simples e intuitivo. Você passa o código de barras das compras no leitor de códigos da máquina, esta irá gerar o valor total da compra e em seguida você passa o cartão de crédito para finaliza-la.

A grande vantagem dessa automação é o ganho de agilidade nas filas, a redução de quebras de caixa e problemas nos trocos.

4 – Carteiro

Carteiro competindo com a tecnologia - profissões perdendo espaço | Carreira10Enquanto a profissão do entregador aumenta constantemente, a do carteiro reduz gradativamente. Os maiores motivadores são as redes sociais, e-mails, mensagens eletrônicas entre várias outros meios de comunicação proporcionados pela internet.

5 – Cinegrafista

Pode-se dizer que os drones são a atração do momento no ramo tecnológico. O salto tecnológico proporcionado pelos drones, permite que eles sejam utilizados em diversas situações com segurança e mobilidade.

Os drones já são utilizados no Brasil e ao redor do mundo, seu uso aplica-se em: paparazzi, casamentos, turismo, reportagens, locais de difíceis acesso e perigosos, entregas de encomendas, turismo, esporte, entre muitos outros.

6 – Cirurgião

Robôs cirurgiões se tornaram realidade, e a tendência é que estes substituam muitos cirurgiões assistentes em uma cirurgia, reduzam o número de falhas humanas e aumentem a chance de sobrevida em tecnologias de alto risco.

7 – Faxineira

A tecnologia proposta pelo robô Xenex é a de desinfetar um ambiente o máximo possível. Atualmente esse robô é empregado apenas em ambientes hospitalares, local no qual ocorre um alto risco de proliferação de vírus e bactérias.

Xenex ficou conhecido por ser capaz de eliminar o vírus Ebola à solta em um local específico. Este robô utiliza a desinfecção ultravioleta, dessa forma abrindo mão de substâncias químicas e tóxicas. Utilizando raios UVs, Xenex possui um elevado nível de eficácia.

8 – Motorista

Não se engane, função de piloto automático já existe faz tempo, e não substitui ninguém. O que realmente está em desenvolvimento a anos, e é item de desejo de gerações, é uma inteligência artificial capaz de controlar o carro sem que seja preciso tocar no volante.

Você informa as coordenadas, e o veículo chega ao seu destino sem cometer infrações e sem sofrer acidentes. Veículos autônomos são realidade para poucos em alguns lugares do mundo, e tem previsão de chegar ao Brasil em 2018.

9 – Pesquisador de opinião

Pesquisador de opinião competindo com a tecnologia - profissões perdendo espaço | Carreira10Também conhecido como técnico de pesquisa, estes sofrem ameaça das tecnologias de BI (Business Inteligence), analytics (fornecidas por empresas de pesquisa web) e pesquisas por e-mail. Apesar do potencial abrangente dessas ferramentas, não há como atingir todos os públicos utilizando-as, é preciso destes profissionais para chegar a públicos específicos e de negócios específicos.

10 – Professor

Acalme-se, ainda não se chegou ao ponto de uma máquina conseguir ministrar uma aula. Robôs conseguem fazer algumas funções didáticas exercidas por professores, como interagir com perguntas simples e interpretar movimentos humano. Estes robôs são muito úteis principalmente quando se trata de crianças.

11 – Relojoeiro

Relojoeiro competindo com a tecnologia - profissões perdendo espaço | Carreira10Assim como os carteiros, essa é uma das profissões mais a ameaçadas de extinção. Por mais que você pense que sempre haverá relógios de todas as naturezas, a geração consumista é enorme, e qualquer produto do tipo, é facilmente descartado ou substituído por smartphones e computadores.

12 – Segurança

Presentes em várias obras de ficção cientifica, robôs como estes do vídeo estão sendo desenvolvidos para que possam patrulhar e fiscalizar locais privados e públicos. Contendo câmera e sinalizadores de alertas, estes conseguem informar situações incomuns para seus operadores. O vale do silício por exemplo já possui o seu.

13 – Serviço de quarto

Imagine a seguinte situação, você liga na recepção do hotel, e faz o pedido de alguma refeição, poucos minutos mais tarde batem na sua porta e você a abre esperando ver uma pessoa entregando o que você pediu. Agora tente imaginar se ao invés da pessoa fosse um robô entregando o seu pedido, e perguntando se você deseja algo mais. Incrível não? Esta tecnologia já está entrando em ação no mercado.

14 – Telefonista e operador de telemarketing

Telefonista e operador de telemarketing competindo com a tecnologia - profissões perdendo espaço | Carreira10

Tecnologias para o ramo de telefonia em geral estão sendo implantadas no Brasil e no mundo. A maioria das pessoas sabe como é chato ficar esperando ser atendido por alguém do ramo, isso quando você consegue ser atendido.

Para agilizar o processo de atendimento estão sendo desenvolvidas tecnologias para transferências automatizadas em ramais, consulta de serviços básicos das operadoras de telefonias e por aí vai.

15 – Vendedor

Os robôs conquistam espaço nessa profissão como excelentes auxiliares ou até mesmo como quebra galhos. A tecnologia por traz de robôs vendedores é impressionante, estes levam vantagem quando se trata de possuírem qualidades importantes de vendedores, como a paciência, educação e o conhecimento do produto. Qualidades como empatia e opinião crítica talvez ainda irão permanecer por um longo tempo na ficção cientifica.

O uso da robótica em vendas ainda está em fase de testes, mas muito em breve eles serão implantados para uso comercial.


NOSSO GRUPO NO WHATSAPP! Entre aqui!

Participe dos debates nos grupos!

Compartilhe nas suas redes sociais!